Pular para o conteúdo

PROHORT

Após 12 anos, Mato Grosso passa a compor, junto com mais 20 estados brasileiros, o índice de preço médio dos 48 principais produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), aderiu ao Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjero (Prohort), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), Prefeitura de Cuiabá, Empaer e Ceasa.

O desenvolvimento do programa servirá como parâmetro aos pequenos produtores, pois com a divulgação do índice oficial do Prohort, agricultores familiares terão a informação do preço médio (kg) dos produtos para negociar a sua produção com os comerciantes.

Atualmente esse atravessador compra os produtos nas pequenas propriedades no preço que bem querem pagar, pelo motivo de que há uma década o Estado não realizava a divulgação do preço médio dos produtos, e a informação não chegava na ponta. O objetivo da Seaf é que a partir de agora, o agricultor familiar tenha mais lucro na hora da venda.

A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento levando em conta o preço mínimo e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.

 

 

Saiba aqui os preços atualizados:   [ http://www.ceasa.gov.br ]