Pular para o conteúdo

PRÓ PIRARUCU

 

O QUE É

É um Programa de incentivo a cadeia produtiva do Pirarucu que irá desenvolver e difundir tecnologias e práticas de manejo do peixe para criação em cativeiro, bem como a conservação da espécie no seu habitat natural.

 

PÚBLICO ALVO

Pescadores ribeirinhos, comunidades indígenas, piscicultores familiares

 

 

MÉTODO DO PROGRAMA

Instalação de Unidades de Referência Tecnológica (URTs) para capacitação de piscicultores, técnicos, formação de mão de obra e divulgação da atividade em municípios- polo.

Parceria com 60 piscicultores vocacionados, com a captura de exemplares de pirarucu para reprodução, capacipação de técnicos Seaf Empaer, secretarias de agricultura e piscicultores, assistência técnica e social, mobilização e organização de pescadores artesanais e levantamento de perfil socio-econômico dos beneficiados.

O projeto será realizado de duas formas: o tanque elevado com alta concentração de peixe por metro quadrado de lâmina d’água visitado no Estado de Rondônia, criado em cativeiro e tem legislação própria para o cultivo e em tanques tradicionais.

Será construído na região Araguaia um centro de produção de alevinos que cultivará a espécie do pirarucu como fonte de renda e alimentação. O projeto é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e Empaer.

 

Contato: 65 3613 6252