Pular para o conteúdo

Patrulhas Agrícolas

MATO GROSSO - PATRULHAS MECANIZADAS 

O Estado de Mato Grosso tem no Agronegócio a base da sua economia em grande parte voltada para a exportação, equivalente a 31,06% do PIB com destaque nacional na produção de soja, milho, algodão, rebanho bovino. 

Apesar deste destaque o Estado ainda importa cerca de 80% das frutas, legumes e verduras que são consumidas por uma população de aproximadamente 3 milhões de habitantes.

Sabe-se que a população do estado de Mato Grosso, segundo o IBGE, é de 3.224.357 pessoas, sendo que aproximadamente 18% dessa população vive no campo e é responsável pela produção de alimentos que compõem a base da alimentação. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (EMPAER) a Agricultura Familiar no Estado possui aproximadamente 104 mil famílias envolvidas na produção de alimentos.

Os produtos provenientes das pequenas propriedades fazem parte, em sua grande maioria, da alimentação básica dos brasileiros, e para que a produção atenda a crescente demanda, tanto em qualidade como em quantidade, é imprescindível o investimento a fim de que o mesmo possibilite a otimização da produção nessas pequenas comunidades produtivas de agricultores familiares.

A SEAF-MT tem por missão institucional promover o desenvolvimento e a consolidação da agricultura de produção familiar do Estado de Mato Grosso, por meio da formulação, implementação e monitoramento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, contribuindo para a geração de renda, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

Para isso foi implantado o Programa MT Produtivo Patrulhas Mecanizadas com objetivo de proporcionar as associações, cooperativas de produção, e agricultores familiares em geral o acesso a máquinas e implementos agrícolas capazes de promover a mecanização das atividades de preparo do solo e cultivo com isso aumentando a produção e produtividade das culturas e a oferta de alimentos em quantidade e qualidade adequada a população do Estado.

LINHA DE AÇÃO: 

Fomentar a produção da Agricultura Familiar com Investimento em Patrulhas Mecanizadas

 

RESULTADOS ESPERADOS:

Maior eficiência na produção, proporcionando geração de renda com resultados econômicos satisfatórios através do aumento de vendas de maior volume de produtos, consequência de uma melhor estrutura de produção, o que certamente ocasionará aumento na oferta de empregos. 

Assim passa a ser relevante a expansão da mecanização na agricultura familiar mato-grossense que venha garantir técnicas adequadas de manejo de solo, da água e processamento dos produtos agrícolas, facilitando a vida do pequeno produtor diminuindo os esforços manuais, e ainda garantindo maior quantidade de alimentos oferecidos a população, o que agregará melhoria na qualidade de vida como um todo. Esta ação beneficiará cerca de 400 famílias.

Outros benefícios como: preservação das matas, reutilização de áreas degradadas, incentivo à diversificação da produção e a manutenção do pequeno produtor e sua família na atividade rural.

 

OPÇÕES DE SUPORTE

Precisa de mais informações sobre o Mato Grosso Produtivo Patrulhas Agrícolas? Por meio deste canal você poderá escolher a opção de sua preferência para conectar-se diretamente com nossa equipe técnica.

ENVIE UM E-MAIL

selmasantos@seaf.mt.gov.br

 

FALE DIRETAMENTE

+55 65 3613-6217

Selma Borges