Pular para o conteúdo

Mato Grosso Produtivo - Limão

MATO GROSSO E A PRODUÇÃO NACIONAL DE LIMÃO 

Mato Grosso apesar de ser o maior produtor de grãos, fibras e carnes do Brasil, importa 80% das frutas de outros Estados, segundo dados da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer/2015). A área com frutíferas é de 15.927 hectares, segundo estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2015) e não atende a demanda interna. E a citricultura -  nome dado à plantação de frutas cítricas como limão, laranja, lima, tangerina e cidra — ainda é uma atividade pouco explorada no Mato Grosso.

A cultura do limão tahiti tem se tornado importante geradora de receitas, fundamental para o desempenho socioeconômico de diversos municípios da região, como Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Claudia, Itaúba, Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Rosário D´Oeste, Itiquira e Querência.

Em 1 hectare de pomar de limão, com três anos do plantio e com média de 550 pés da planta, é possível produzir aproximadamente 11 toneladas da fruta cítrica.

O limão siciliano e o tahiti são as variedades de limão mais produzidas no País. Rico em vitamina C e um dos frutos mais usados na culinaria brasileira.

A receita brasileira do comércio do limão é de R$ 1,2 bilhão por ano.

DESAFIOS

Formentar e fortalecer o cultivo limão Tahiti como alternativa de diversificação da produção local

Gerar renda

Ajudar a fixar o agricultor familiar no campo, por se tratar de uma cultura duradoura que pode ser explorada por no mínimo 20 anos.

 

AÇÕES

Apoiar na logística de aquisição de mudas de alta genética e qualidade por parte dos agricultores familiares

Dar suporte aos agricultores na implantação e condução dos pomares por meio de suporte técnico de um consultor especializado em Citros

Capacitar técnicos e agricultores familiares na produção do limão tahiti

Realizar pesquisas com citrus em parceria com Instituições Públicas e Privadas.

RESULTADOS

Ampliar a área de cultivo do limão tahiti visando melhorar a renda dos agricultores

Reduzir as importações e ofertar um fruto de melhor qualidade ao consumidor.

 

OPÇÕES DE SUPORTE

Precisa de mais informações sobre o Mato Grosso Produtivo Limão? Por meio deste canal você poderá escolher a opção de sua preferência para conectar-se diretamente com nossa equipe técnica.

ENVIE UM E-MAIL

leonardoribeiro@seaf.mt.gov.br

lucianoferreira@seaf.mt.gov.br

 

FALE DIRETAMENTE

+55 65 3613-6218

LEONARDO RIBEIRO / LUCIANO FERREIRA