Pular para o conteúdo

Mato Grosso Produtivo - Leite

MATO GROSSO E A PRODUÇÃO NACIONAL DE LEITE 

Atualmente Mato Grosso ocupa a 11º posição no ranking de produção de leite e responde por 2,02% da produção nacional com 684.052 milhões de litros de leite produzidos no ano de 2018 (IBGE), aumento de 9,97% quando comparado ao ano de 2017.

Foram ordenhadas 496.791 mil vacas demonstrando uma produtividade Estadual de 3,77 litros/vaca/dia que, apesar do aumento de 14,3% (IMEA), ainda continua baixo em relação à média nacional que é de 5.66 litros(IBGE-2018).

O número de vacas ordenhadas, comparado a 2017 teve uma queda de 2,8% que, segundo o IMEA, os fatores que contribuíram para isso foram o descarte de matrizes para gerar renda extra e a saída de produtores da atividade.

A produção de leite constitui-se na principal atividade econômica para a maioria das propriedades em regime familiar no Estado de MT e, segundo o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite (Famato e parceiros) de 2012, a maioria dos produtores produz abaixo de 50 litros de leite/dia:

PRODUÇÃO

PRODUTORES

Até 50 litros

51%

50 a 100 litros

22%

101 a 200 litros

19%

201 a 500 litros

6%

Acima de 500 litros

2%

                                           

DESAFIOS

Aumentar a produtividade e a produção de leite

Fortalecer a cadeia produtiva do leite.

 

AÇÕES

Capacitar técnicos atuantes na Cadeia Produtiva do Leite para fortalecer a assistência técnica aos produtores.

Promover o Melhoramento Genético através de distribuição acompanhada de sêmen de bovinos de alto padrão genético, Transferência de Embriões e o Pró- Genética (touros)/ABCZ/SEAF/EMPAER.

Implantar 30 Unidades de Referência Técnológica/URT com o objetivo de passar conhecimento e divulgar a outros produtores a importância da correção do solo, adubação, escolha de forrageira, divisão de pastagem, pastejo rotacionado, sombreamento, reserva de alimento para a seca, manejo sanitário e zootécnico, distribuição de água, gestão da propriedade, preservação ambiental e outros.

Distribuição de calcário para correção do solo e melhoria das pastagens.

Melhoria na qualidade do leite através da capacitação dos técnicos que prestarão assistência aos produtores nessa área e fornecimento de resfriadores, caminhões isotérmicos e silos.

 

OPÇÕES DE SUPORTE

Precisa de mais informações sobre o Mato Grosso Produtivo Leite? Por meio deste canal você poderá escolher a opção de sua preferência para conectar-se diretamente com nossa equipe técnica.

ENVIE UM E-MAIL

eduardodantas@seaf.mt.gov.br

vaniakhol@seaf.mt.gov.br

 

FALE DIRETAMENTE

+55 65 3613-6224

EDUARDO DANTAS / ÂNGELA KOHL