Pular para o conteúdo

Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

CEDRS foi instituído pela Lei Nº 10.643 de 14 de dezembro de 2017 (apesar de estar em funcionamento desde 2001 por decreto governamental). Sua função principal é assessorar, avaliar e propor ao Governo do Estado de Mato Grosso as diretrizes das políticas públicas estaduais ligadas à agricultura familiar, bem como deliberar, no âmbito de suas competências, sobre normas e critérios que visem acelerar o desenvolvimento rural sustentável e solidário.

O CEDRS é um órgão colegiado de assessoramento consultivo e deliberativo ao Estado de Mato Grosso e é composto por representantes da sociedade civil organizada e de representantes governamentais. Hoje possui assento para os 23 (vinte e três) membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo 13 representantes da sociedade civil e 10 representantes do Estado e seus respectivos suplentes. Totalizam assim, 63 membros de direito. Os órgãos governamentais que integram o CEDRS são: SEAF, SEMA, CONAB, ALMT, DFDA/MT, EMPAER, INCRA, INDEA, INTERMAT e MAPA. 

Desde a publicação do Decreto Nº 2.061 de 27 de Dezembro de 2013, o CEDRS está vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF/MT) e assim persiste segundo a lei de sua criação.

 

Indira Messias Nasser

1ª Secretária Executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável

65 3613-6260 - cedrs-mt@seaf.mt.gov.br

 

Magda da Fonseca Chagas

2ª secretária executiva

 

Calendário Anual das reuniões ordinárias para o ano de 2018

 

07/02/2018 - 1ª Reunião Ordinária quarta-feira

04/04/2018 - 2ª Reunião Ordinária quarta-feira

06/06/2018 - 3ª Reunião Ordinária quarta-feira

01/08/2018 - 4ª Reunião Ordinária quarta-feira

03/10/2018 - 5ª Reunião Ordinária quarta-feira

05/12/2018 - 6ª Reunião Ordinária quarta-feira

 

 

OBS: As reuniões ordinárias são realizadas das 14hs `as 18hs, na sala de reuniões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, sito 2ª Avenida Transversal, S/N – Centro Político Administrativo – CPA, Cuiabá – MT.

 

Documentos:

Minuta de Lei de Implantação dos CMDRS para otimizar o processo de Implantação do conselho nos municípios

BAIXE AQUI

---

 

CÂMARA TÉCNICA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL - SEAF MT

Com a implantação da Lei nº 12.188 de 11 de janeiro de 2010 - Lei de ATER, que instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária - PNATER e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER, toda instituição que trabalha com Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil, seja ela pública ou privada com ou sem fins lucrativos e deseja concorrer às Chamadas Públicas de ATER, deverá ser credenciada nos sistemas de gestão de Ater válidos: Sistema Informatizado de ATER -  SIATER (Pertencente à SEAD) e  Sistema de Gestão de ATER - SGA (Pertencente à ANATER). 
 

Em Mato Grosso, o credenciamento das instituições executoras de ATER é realizado pela Câmara Técnica de ATER - CTATER/MT, vinculada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRS. As reuniões da CTATER são realizadas na semana anterior às reuniões ordinárias do CEDRS.

Instituições executoras de Ater: Acessem os sites http://siater.mda.gov.br/ e http://www.anater.org/ e façam o credenciamento para participar de futuras chamadas públicas. 

Para maiores informações, consulte a CTATER no telefone (65) 3613-6260 ou pelo e-mail: camaratecnicadeater@seaf.mt.gov.br.

 

 

Magda F. Chagas
Eng. Agrônoma - Analista de Desenvolvimento
Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários - SEAF/MT
Coordenadora da Câmara Técnica de ATER - MT
(65) 3613-6260

--

 

LINK COM OS 2 MANUAIS PARA CREDENCIAMENTO

http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/user_img_19/INSTRUCOES_PARA_CREDENCIAMENTO_DE_ATER_SIATER.pdf 

http://www.anater.org/docs/credenciamento/Manual-de-Credenciamento-da-Anater.pdf