Pular para o conteúdo

PRÓ AGROINDUSTRIA

 

APRESENTAÇÃO:

O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seaf, objetiva implantar um programa estimulando a agro industrialização dos pequenos agricultores, como parte de suas metas estabelecidas para o setor.

Com o programa, propõe-se a construção e reformas de bases físicas de agroindústrias, com o propósito de alcançar a sustentabilidade econômica no setor, e assim fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar.

 

JUSTIFICATIVA:

O Programa de Construção e Reforma das Agroindústrias proporcionará aos agricultores uma mudança da realidade econômica, contribuindo em muito para melhorar a qualidade de vida dos agricultores. A organização dos produtores em cooperativas e associações, propiciará a agro industrialização, o que facilitará a redução dos gargalos da produção e comercialização.

PÚBLICO ALVO:

Comunidades de Produtores Rurais organizados em Cooperativas e ou Associações, que trabalham com arranjos produtivos, e demandam produção e principalmente os que receberam equipamentos da agroindústria do programa PRODESA.

IMPORTÂNCIA NO CAMPO

A agro industrialização de produtos in natura nas comunidades rurais ainda é incipiente em relação à produção, fato que dificulta a comercialização para atender aos programas de comercialização institucional como PAA, CONAB e PNAE. Com o programa pretende se fortalecer esses sistemas produtivos ao gerar renda e oportunidades de trabalho, atendendo as políticas públicas que buscam um caráter diferenciado de agregar valor.

Portanto, a  implantação e restruturação de agroindústrias oferta para as comunidades e municípios melhores formas de se agregar valor na produção e comercialização dos sistemas produtivos, sendo um norteador importante para o desenvolvimento local, mobilizando assim assim a mão de obra familiar, dentro do processo de agro industrialização.