Governo investe R$ 2,6 milhões em veículos e equipamentos para agricultura familiar

Intuito é estruturar secretarias municipais de agricultura do Estado, melhorando assim o atendimento de campo e o trabalho in loco nas pequenas propriedades rurais.

Agricultura Familiar - Foto por: Henrique Pimenta/Seaf-MT
Agricultura Familiar

O Governo de Mato Grosso investiu apenas no mês de novembro, R$ 2,6 milhões em veículos e equipamentos técnicos para estruturar as secretarias municipais de agricultura dos municípios do interior do Estado, no atendimento ao pequeno produtor.

As entregas ocorreram em Nossa Senhora do Livramento (17), Alta Floresta (23) e Mirassol D’Oeste (27), com a presença do governador Pedro Taques, que ressaltou seu compromisso em atender as 104 mil famílias de agricultores familiares de Mato Grosso.

“Não iremos abandonar nunca a agricultura familiar e só vamos conseguir transformar os municípios por meio do apoio aos pequenos produtores. As entregas para a agricultura familiar é uma prova do trabalho do governo junto aos municípios, com o apoio da Assembleia Legislativa e a Câmara federal. Esses veículos e equipamentos serão instrumentos de transformação para vida do cidadão", completou o governador Taques.

Ao todo, sete patrulhas mecanizadas (trator, colhedeira de forragem e carreta agrícola), 31 carros 1.0 quatro portas, duas caminhonetes 4x4 cabine dupla, 10 carros utilitários pick-up duas portas, 21 motocicletas 125cc, 23 aparelhos de GPS, 23 câmeras digitais e 23 notebooks foram entregues para 45 municípios da região Norte, Oeste e Vale do Rio Cuiabá.

Os equipamentos e veículos foram licitados e adquiridos por meio de convênios federais firmados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Integração (MIN) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com contrapartida do Estado.

O secretário Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, comentou a estratégia do Governo em sanear convênios federais antigos, visando melhorar a assistência técnica no campo. “Chegou a hora e a vez da agricultura familiar. O pequeno produtor é prioridade nesse governo e os veículos são para que os técnicos possam chegar na ponta, visitando os assentamentos e sempre estar sujo de barro! Essas entregam representam o ‘Papai Noel da Agricultura Familiar’, o governo fazendo justiça social. Para o ano que vem mais R$ 15 milhões de convênios antigos, já garantida a contrapartida pelo Governo, serão licitado para fortalecer as secretarias de agricultura e consórcios”.

Com iniciativa do Governo do Estado em monitorar o uso indevido dos veículos, todos os carros e motocicletas entregues possuem adesivagem personalizada de orientação para que a população fiscalize o uso do bem público, que tem emprego exclusivo para a agricultura familiar. Para denunciar o mau uso dos equipamentos ou utilização em propriedades particulares ou fins pessoais, o cidadão pode discar gratuitamente para o número 162, na Ouvidoria do Estado e fazer sua denúncia.

Nesta rodada de entregas, os 45 municípios pertencentes aos consórcios Vale do Rio Cuiabá, Nascentes do Pantanal, Vale do Guaporé e Portal da Amazônia que contemplados foram: Araputanga, Cáceres, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Vale de São Domingos, Vila Bela de Santíssima Trindade, Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Marcelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte, Campos de Júlio, Lambari D’Oeste, Jauru, Porto Esperidião, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Pontes e Lacerda.

Para 2016, serão licitados já no início do ano pela modalidade de pregão eletrônico, uma fábrica de ração, plantadeiras, mais patrulhas mecanizadas, caminhões, tanques isotérmicos e resfriadores de leite contribuindo para o fortalecimento dos municípios que tem vocação produtiva em Mato Grosso.