Seaf entrega equipamentos e mudas de café nos municípios do noroeste

Seaf tem ações na bacia leiteira e no cafeicultura do noroeste de MT

Cafeicultura em Juína - Foto por: Maria Anffe
Cafeicultura em Juína

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) desenvolve ações de fortalecimento das cadeias produtivas e apoio aos pequenos produtores da região noroeste do Estado, principalmente quando o assunto é cafeicultura e bacia leiteira. O investimento na região para os pequenos produtores ultrapassa R$ 3,2 milhões, atendendo centenas de famílias.

Nos dois anos e meio da atual gestão, a Seaf entregou equipamentos de apoio à agricultura familiar no noroeste, como 46 resfriadores de leite (Programa Pró Leite), 16 patrulhas mecanizadas (kit com trator, ensiladeira, carreta agrícola), caminhões, carros motos, gps e notebooks para equiparar as associações produtivas e secretarias municipais de agricultura.

Além disso, a Seaf investiu na revitalização da cafeicultura por meio de reestruturação dos viveiros públicos de Aripuanã, Juína e Distrito Terra Roxa. O governo também repassará R$ 20 mil para criar uma Unidade de Referência Tecnológica (Propriedade modelo) do Pró Leite em Novo Horizonte do Norte, Tabaporã, Juruena, Castanheira, Brasnorte, Juína e Juara. O recurso objetiva a melhora da pastagem, compra de cerca e insumos.

Desde o final de 2015 o Governo de Mato Grosso fortalece a cafeicultura estadual por meio do Pró Café com o intuito de incentivar os pequenos produtores da região noroeste. O programa é da Seaf em parceria com a Embrapa e Empaer e visa revitalizar viveiros públicos, disseminar mudas de café clonal e prestar assistência técnica para 500 cafeicultores de 10 municípios do noroeste, sendo eles Colniza, Juína, Aripuanã, Alta Floresta, Carlinda, Nova Monte Verde, Tangará da Serra, Cotriguaçu, Juína e Rondolândia.

“Esse é um dos principais programas de sucesso na agricultura familiar elaborados pela Seaf, com apoio da Embrapa e Empaer, e percebemos que o projeto contaminou os municípios, que estão cada vez mais vocacionados pela cafeicultura”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

O governo já investiu na cafeicultura mais de R$ 1,6 milhões em 2016/17, com 300 mil mudas entregues, beneficiando 300 agricultores. Também ocorreram capacitação dos técnicos em diversos temas da cadeia do café, a estruturação de viveiros, aquisição de calcário, mudas e fertilizantes.

Caravana da Transformação - Noroeste

Durante a Caravana da Transformação, realizada nesta semana na região de Juína, a Seaf irá cumprir agenda junto com o governador Pedro Taques nos municípios, com entregas de equipamentos para agricultura familiar.

Programação da Seaf na Caravana Noroeste - 18 a 23/09/17

18/09 – Aripuanã