Pular para o conteúdo
Voltar

Seaf e municípios discutem ações para bacia leiteira na região noroeste

Reunião objetiva desenvolver a bacia leiteira dos municípios do Vale do Arinos e Juruena
Henrique Pimenta | Seaf MT

Representativa reunião de Brasnorte - Foto por: Henrique Pimenta
Representativa reunião de Brasnorte
A | A

O Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), mediou no fim da semana em Brasnorte, uma reunião sobre o aumento da produtividade da bacia leiteira e o fortalecimento da agricultura familiar do Vale do Arinos e Vale do Juruena.

A pauta da reunião tratou sobre a reativação dos laticínios de Novo Horizonte do Norte e de Campo Novos dos Parecis, que carecem de gestão administrativa com objetivo de operacionalizar as duas agroindústrias que são importantes para o desenvolvimento regional do Noroeste.

“Percebemos que o trabalho unificado e cooperado dos municípios desta região por meio do apoio da agricultura familiar é a solução para girar a economia no noroeste, e participaram da reunião os agentes que podem contribuir para o melhoramento da bacia leiteira no noroeste”, comentou o secretário Suelme.

Como encaminhamento, foi constituído um Grupo de Trabalho que irá trabalhar de forma cooperada pelos avanços da bacia leiteira no Vale do Arinos e Juruena. Os municípios vão levantamento as informações sobre a bacia e apresentá-las para o grupo de trabalho em 04 de agosto, em Novo Horizonte do Norte, onde ocorrerá também visita técnica ao laticínio do município.

Segundo o prefeito de Brasnorte, Mauro Heisler, a reunião foi histórica e os municípios ficaram satisfeitos com os encaminhamentos e com o apoio da Seaf, que foi importante para definir metas e prazos para os trabalhos do grupo que foi constituído no encontro.

Participaram do debate representando o Governo de Mato Grosso, o secretário da Seaf, Suelme Fernandes, o prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler, o prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves, o vice-prefeito de Castanheira, Jandir Schefller, representantes das prefeituras de Campo Novo do Parecis, Juína e Colniza, a imprensa local, técnicos da Empaer, secretários municipais de Agricultura, presidentes de sindicatos dos trabalhadores rurais, presidentes de cooperativas e vereadores do Vale do Arinos e Vale do Juruena.