Pular para o conteúdo
Voltar

Seaf percorre região sul para apoiar associações produtivas

Entidades do Estado, Governo Federal e Municipal firmaram parceria para atender demandas dos pequenos produtores
Henrique Pimenta | Seaf-MT

Reunião no assentamento Canudos em Pedra Preta - Foto por: Henrique Pimenta
Reunião no assentamento Canudos em Pedra Preta
A | A

Com o objetivo de firmar parcerias com prefeituras municipais, Governo Federal e colher as demandas da agricultura familiar diretamente com as associações produtivas, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), percorreu no último fim de semana os municípios da região sul do Estado.

Na sexta-feira (24.03), a comitiva participou do evento em Rondonópolis para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar, que contou com a participação de mais de 150 pessoas. Na ocasião a Seaf entregou seis resfriadores de leite para associações produtivas do município. No mesmo dia o Governo promoveu reunião no assentamento “Rio Vermelho” que possui 300 famílias e com os assentados da gleba Dois Irmãos, em Guiratinga.

“É importante o Estado estar na ponta, colhendo as demandas e conhecendo o arranjo produtivo local da região Sul que tem bastante vocação na bacia leiteira e produção de horti-fruti, além de grande mercado de comercialização no entorno de Rondonópolis, polo de 220 mil habitantes com tradição em feiras livres”, comentou o secretário da Seaf, Suelme Fernandes.

Já no sábado (25), o poder público esteve em contato com agricultores familiares do assentamento Ouro Branco, em Itiquira, que possui 110 famílias e firmou compromissos com os moradores. “É a primeira vez que um secretário de Estado esteve presente com a comunidade tirando as dúvidas e almoçando com a gente. Ficou combinado de o Estado nos apoiar com uma patrulha mecanizada e um caminhão-baú para auxiliar na comercialização e estamos muito felizes com o apoio da Seaf”, comentou Rubens Silva, presidente da associação de produtores.

Durante a tarde, a comitiva se deslocou para o assentamento Canudos, em Pedra Preta, para entregar um resfriador de leite para a associação local. O prefeito Juvenal Brito esteve presente e afirmou que nunca antes o Estado foi visitar in loco a zona rural do município com autoridades, e resolvendo demandas.

O deputado federal Fábio Garcia que participou da viagem, colheu demandas dos pequenos produtores para auxiliar no Governo Federal como o aumento do orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério de Desenvolvimento Social, e informações sobre o programa nacional de crédito fundiário.

Segundo Garcia, que já destinou para a Seaf mais de R$ 10 milhões de reais para aquisição de equipamentos agrícolas e apoio aos programas técnicos, a agricultura familiar é a solução para gerar emprego e renda no campo e precisamos incentivar a pequena propriedade que produz o alimento saudável e é a solução para o desenvolvimento regional dos municípios interioranos.

Finalizando a agenda no domingo (26), em Alto Araguaia, a comitiva conheceu a feira municipal com o prefeito Gustavo Melo e uma agroindústria para processamento de mel com compromisso de apoiar a adequação dos espaços públicos para fortalecer a agricultura familiar local.

Participaram das visitas técnicas e reuniões nos assentamentos os sindicatos rurais municipais, prefeitos, Empaer, secretários de agricultura além da equipe técnica da Seaf MT.