Seaf divulga cotação de preços da agricultura familiar

Henrique Pimenta | Seaf MT

João de Melo

Mato Grosso compõe junto a mais 20 estados brasileiros, o índice nacional de preço médio dos 48 principais produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), aderiu em janeiro de 2016 ao Programa Brasileiro da Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), Prefeitura Municipal de Cuiabá, Empaer e Ceasa-MT.

O desenvolvimento do programa servirá como parâmetro aos pequenos produtores, pois com a divulgação do índice oficial do Prohort, agricultores familiares terão a informação do preço médio por quilo dos produtos para negociar a sua produção com os comerciantes.

A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento de Cuiabá , levando em conta o preço mínimo, mais comum e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.

Confira a cotação de preços dos principais produtos da agricultura familiar, válida até o dia 29/03/17:

Abobrinha (KG)  R$ 2,10

Alface (DZ)   R$ 15,00

Batata Lisa  (KG)   R$ 1,50

Berinjela (KG)   R$ 1,66

Beterraba (KG)   R$ 1,76

Cebola (KG)   R$  1,75

Couve  (KG)   R$ 1,00

Cenoura (KG)   R$ 1,81

Abacaxi Pérola (UNID) R$ 3,75

Banana Nanica  (KG)   R$ 1,90

Laranja Pêra  (KG)   R$ 1,60

Limão Tahiti (KG)   R$ 1,27

Maçã Nacional (KG)   R$ 2,25

Mamão Formosa (KG)   R$ 2,00

Melancia (KG)   R$  1,70

Manga (KG)   R$ 4,66

Melão Amarelo (KG)   R$ 2,91

Maracujá Azedo (KG)   R$  4,16

Repolho (KG)   R$ 1,28

Tomate (KG)   R$ 3,00

Para acessar o preço de todos os 40 produtos divulgados pela cotação nacional dos preços do Prohort clique no link: http://www.prohort.conab.gov.br

Esta regulação é fundamental para garantir a qualidade do preço, evitando crimes contra a economia popular e valorizando o esforço e trabalho do homem do campo.