Governo e parceiros realizam primeiro encontro para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar

Henrique Pimenta | Seaf MT

Agricultura familiar em destaque - Foto por: João de Melo - Empaer
Agricultura familiar em destaque

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), realiza, nesta quarta-feira (22.02), o primeiro encontro regional para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF-MT). O evento é promovido em parceria com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Instituto Centro de Vida (ICV) e Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

O evento começa às 8h, no Centro de Treinamento e Estudos Sindical Rural (CENTRESIR), situado na Avenida Frei Coimbra S/N, Bairro Parque Del Rei, próximo à fábrica da Marajá, Várzea Grande.

Os objetivos dos encontros são construir a matriz de ações prioritárias que irão compor os diferentes eixos do Plano Estadual da Agricultura Familiar e requalificar as propostas de ações estratégicas em prol do desenvolvimento sustentável para o Plano.

“O plano estadual, que será lançado em junho deste ano, é um marco inédito no estado, pois trata-se de um documento que dá possiblidade de nortear estratégias para atuação governamental, com a participação da iniciativa privada, sociedade civil, e movimentos sociais em prol do desenvolvimento rural sustentável”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes.

Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade são os eixos temáticos que vão nortear as discussões.

Os encontros serão realizados em sete municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e da sociedade civil organizada ligadas à agricultura familiar mato-grossense.

As inscrições para etapa de Várzea Grande serão feitas na hora. As demais inscrições também são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo formulário disponível no site da Seaf.

Confira abaixo a lista de municípios e locais onde ocorrerão os encontros:

Várzea Grande – 22.02 - Centro de Estudo Sindical Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura – 8h

Sorriso – 07.03 – Centro de Eventos Ari José Riedi – 8h

Juína – 10.03 – Câmara Municipal – 8h