Pular para o conteúdo
Voltar

Taques entrega 20 resfriadores de leite na caravana da transformação

20 novos resfriadores vão potencializar a cadeia leiteira de 10 municípios da região sul
Henrique Pimenta | Seaf MT

Taques entrega resfriadores de leite - Foto por: Gcom
Taques entrega resfriadores de leite
A | A

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), entrega na manhã deste sábado (28) durante a Caravana da Transformação em Jaciara, 20 resfriadores de leite para atender as demandas da bacia leiteira de 10 municípios da região sul do Estado.

Os equipamentos agrícolas foram adquiridos pela Seaf por meio do saldo remanescente do antigo convênio 810911/2014 com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), e irá beneficiar associações produtivas e cooperativas da região com investimento de R$ 240.000.

“Licitamos nesta gestão os resfriadores visando o produto de qualidade e bom preço, e assim sobrou saldo para continuarmos adquirindo e entregando para agricultura familiar esse patrimônio público, que objetiva trazer melhores condições de resfriar o leite do pequeno produtor. Estamos fazendo com o limão, uma limonada”, comentou o secretário de agricultura familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

Como prática constante deste Governo, os resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros, foram entregues adesivados com o informe “Uso exclusivo da agricultura familiar, denuncie 162” para que não haja desvio de função na utilização do bem público e a sociedade possa ajudar a zelar o patrimônio.

Nesta edição da caravana, serão beneficiadas associações produtivas e cooperativas dos seguintes municípios: Dom Aquino, Jaciara, Juscimeira, Nova Brasilândia, Rondonópolis, São Pedro da Cipa, Pedra Preta, Campo Verde, Poxoréu e Guiratinga.

Nos primeiros 2 anos de gestão do governador Taques, a Seaf entregou para os municípios da região sul R$ 1.447.500 em equipamentos para agricultura familiar. Ao todo foram 15 resfriadores de Leite 1.000 L., 4 tratores, 6 grades aradora, 4 plantadeiras, 3 distribuidoras de calcário, 2 ensiladeiras, 1 roçadeira, 1 caminhão baú, 1 retro-escavadeira e 1 veículo Pick-up.

Café da roça com pequenos produtores rurais

Antes de realizar a entrega dos 20 resfriadores de leite a partir das 9:30h no palco da Caravana da transformação, o governador PedroTaques e equipe técnica da Seaf participarão de um “Café da roça” com produtores rurais, técnicos agrícolas, secretários de agricultura e prefeitos da região no sábado cedo.

O café com os produtores começa a partir das 7h da manhã de sábado (28), e será na fazenda experimental da faculdade Eduvale, estância Nossa Senhora de Fátima, que fica na saída de Jaciara para Dom Aquino no km 1, Estrada do 27 Jardim Aeroporto, nas margens do Rio São Lourenço.

O objetivo é o poder público estreitar o contato direto com os agricultores familiares e receber as demandas da zona rural e dos municípios que estão participando da caravana.