Pular para o conteúdo
Voltar

Equipe da Seaf visita municípios do Portal da Amazônia

Henrique Pimenta | Seaf-MT

Poder público e comunidade posam juntos com maquinário cedido pela Seaf para associação Agripac - Foto por: Henrique Pimenta
Poder público e comunidade posam juntos com maquinário cedido pela Seaf para associação Agripac
A | A

Técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) realizaram visitas na última semana em municípios que fazem parte do Consórcio Portal da Amazônia. Entre os dias 29 de novembro e 03 de dezembro, a equipe percorreu mais de 2 mil km, passando por Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá e Peixoto de Azevedo, se reunindo com cooperados, feirantes e agricultores familiares.

“A Seaf tem feito um trabalho interessante nos municípios do nortão. Nessa vinda eles fiscalizaram os equipamentos agrícolas entregues pelo governador no mês passado e que já estão tendo serventia, além de visitar arranjos produtivos locais como a produção de guaraná de Nova Santa Helena”, comentou o secretário executivo do consórcio Portal da Amazônia, Humberto Paiva.

Os técnicos da Seaf também visitaram alguns distritos rurais como Atlântica em Nova Santa Helena e União do Norte em Peixoto de Azevedo, que possui 12 mil assentados e é um considerado um dos maiores assentamentos da América Latina.

“Além de fiscalizar os equipamentos entregues, que já estão trabalhando, estamos incentivando a piscicultura e a industrialização dos produtos da agricultura familiar, como é o caso da Agripac de Peixoto, que com o apoio do Estado agora possui uma despolpadora de frutas”, comentou o secretário da Seaf, Suelme Fernandes.

Josimar Silva, que é agricultor familiar de Novo Mundo, agradeceu a Seaf pelo apoio concedido ao pequeno produtor. “Estamos agradecendo a Seaf e governador Taques por ter nos enxergado à 780km da capital e concedido equipamentos agrícolas de primeira linha para nos ajudar no plantio e na lida da associação”.

A equipe também se reuniu com os prefeitos municipais eleitos, líderes de associações e representantes da Assembleia Legislativa, colhendo ofícios, demandas e discutindo a possibilidade de parceria entre as instituições para atender a necessidade do pequeno produtor rural do norte de Mato Grosso.