Pular para o conteúdo
Voltar

Alunos e comunidade rural participam de palestra sobre segurança no trânsito

Rosana Persona | Empaer MT

Seaf MT - Foto por: Gcom
Seaf MT
A | A
Diante dos graves acidentes que ocorreram este ano na estrada rural do Assentamento Vale do Seringal, no município de Castanheira (779 km a Noroeste de Cuiabá), os extensionistas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) promoveram um dia de conscientização sobre segurança no trânsito. O evento foi realizado na Escola Estadual Mário de Andrade e contou com a participação de 100 pessoas. 

A extensionista social da Empaer, Gabrielle Lopes destaca que em 2016 ocorreram três óbitos apenas na região dos assentamentos. Ela fala que, para evitar acidentes com vítimas fatais, foi discutido os cuidados que o motorista precisa ter nas estradas rurais e a colocação de sinalização com placas para auxiliar os condutores. O evento contou com a participação dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, do 3º ano do Ensino Médio, pais, comunidade escolar e vereadores. 

A palestra foi realizada pelo Núcleo da Polícia Militar e o soldado Jean Neto abordou sobre direção defensiva, que é a forma mais eficiente de garantir uma viagem sem acidentes em qualquer estrada, mas nas pistas simples e sem asfalto a atenção deve ser redobrada. Ele destacou que 90% dos acidentes, que ocorrem são causados por falha humana. Foram exibidos alguns vídeos com acidentes de trânsito, com ou sem vítimas fatais e as marcas que podem deixar nos familiares e amigos. 

Um momento especial foi o depoimento do Jarbas Procópio, pai de Maycon Procópio, um jovem de 22 anos, que foi vítima de um acidente fatal na estrada do assentamento. O depoimento foi direcionado aos jovens estudantes, que foi pautado na valorização à vida e emocionou todos os presentes, levando a uma reflexão sobre a importância da consciência e segurança na estrada. 

A diretora da Escola, Shirley de Melo, destacou a importância do uso do capacete, já que nas estradas rurais é muito comum a utilização de motos para transportar pessoas e mercadorias. O Técnico agrícola da Empaer, Lucas Macedo, também destacou o trabalho que é executado pela Empaer aos agricultores familiares e o bem estar de suas famílias.