Cuiabá sedia em outubro o X congresso brasileiro de sistemas agroflorestais

Henrique Pimenta | Seaf MT

SAFs - Foto por: Seaf MT
SAFs

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura familiar e Assuntos Fundiários e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realiza pela primeira vez no estado o Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. O evento ocorrerá entre os dias 24 a 28 de Outubro de 2016 no Campus da UFMT de Cuiabá.

Essa será a décima edição do evento que, terá como tema central "Sistemas Agroflorestais (SAF): aprendizados, desafios e perspectivas". O congresso conta com com apresentações de trabalhos, palestras, minicursos e mesas redondas sobre essa importante temática.

“Discutir SAF’s como modelo de produção para o estado de Mato Grosso é algo que a Seaf e o governo como todo apoia, pelo motivo de que essas atividades já são realizadas principalmente nos municípios do bioma Amazônia e cabe o Estado incentar as boas práticas já existentes”, comentou a secretária de estado de Agricultura Familiar, Vanessa Queirós.

O intuito do evento é difundir tecnologias e modelos promissores de SAF, ampliando a visibilidade de adoção/expansão desses sistemas para o desenvolvimento do meio rural e urbano brasileiro local, regional e nacional.

O presidente do congresso, servidor de carreira da Seaf e engenheiro florestal Leonardo Vivaldini, comentou a importância do primeiro congresso de Saf’s em Mato Grosso. “Nosso estado se destaca como o principal a implementar iniciativas políticas com enfoque no modelo sustentável como a proposta PCI apresentada em Paris, e o congresso vem a somar nessas discussões”.

Outro objetivo do X Congresso Brasileiro de SAFs, será possibilitar a troca de experiências entre produtores, técnicos participantes do evento e instituições que trabalham no campo com este sistema produtivo.

Inscrições

Informes gerais e inscrição podem ser encontradas no site www.cbsaf.com.br e com valor diferenciado até 18 de setembro. Há ainda a possibilidade de inscrição de grupos de estudantes e agricultores. Nesses casos, a partir de cinco pessoas já há um desconto no valor individual. Dependendo do número de inscritos, a redução no preço varia de 15% a 50%.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), sob realização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Universidade Federal de Mato Grosso, Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretarias de  Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários e Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Universidade do Estado de Mato Grosso, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural e ONG Grupo Semente.