Pular para o conteúdo
Voltar

Cuiabá sedia X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais em outubro

Henrique Pimenta | Seaf-MT

Seaf-MT
A | A

O Governo de Mato Grosso, por meio das Secretarias de Estado de Agricultura familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) e de Meio Ambiente (Sema), realiza o X Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais. O evento ocorrerá pela primeira vez no estado, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2016, no Campus de Cuiabá da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Esta será a 10º edição do evento, que terá como tema central "Sistemas Agroflorestais (SAF): aprendizados, desafios e perspectivas". Na programação estão previstas apresentações de trabalhos, palestras, minicursos e mesas-redondas sobre a temática.

“Discutir SAF’s como modelo de produção para o estado de Mato Grosso é algo que o Governo apoia, pelo motivo de que essas atividades já são realizadas principalmente nos municípios do bioma Amazônia e cabe ao Estado incentivar as boas práticas já existentes”, comentou a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Vanessa Queirós.

O intuito do evento é difundir tecnologias e modelos promissores de SAF, ampliando a visibilidade de adoção e expansão desses sistemas para o desenvolvimento do meio rural e urbano brasileiro local, regional e nacional. Outro objetivo é possibilitar a troca de experiências entre produtores, técnicos participantes do evento e instituições que trabalham no campo com este sistema produtivo.

O presidente do Congresso, servidor de carreira da Seaf e engenheiro florestal Leonardo Vivaldini dos Santos, ressaltou a importância desta primeira edição do evento em Mato Grosso. “Nosso estado se destaca como o principal a implementar iniciativas políticas com enfoque no modelo sustentável, como a proposta PCI (Preservar, Conservar e Incluir) apresentada em Paris, e o Congresso vem para somar nessas discussões”.

Inscrições

Informes gerais e formulário de inscrição podem ser encontradas no site www.cbsaf.com.br,  com valor diferenciado até 18 de setembro. Há ainda a possibilidade de inscrição de grupos de estudantes e agricultores. Nesses casos, a partir de cinco pessoas já há um desconto no valor individual. Dependendo do número de inscritos, a redução no preço varia de 15% a 50%.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais (SBSAF), sob organização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, UFMT, Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Seaf e Sema, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e ONG Grupo Semente.