Pular para o conteúdo
Voltar

Seaf apresenta minilaticínio da 52ª Expoagro

Henrique Pimenta | Seaf MT

Mini usina - Foto por: Henrique Pimenta
Mini usina
A | A

A Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) apresenta nesta 52ª Expoagro uma novidade para os interessados na cadeia produtiva do leite. Uma miniusina de processamento lácteo está exposta ao público para demonstração do processamento técnico do leite.

Com o apoio da Univag, Sindicato Rural de Cuiabá e Senar, a Seaf cedeu para a exposição dois resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros e também as peças para montagem do minilaticínio, instalado logo ao lado do curral central da exposição.

“A agricultura familiar está marcando presença na Expoagro, não só com o stand da Seaf e a vitrine tecnológica da Empaer. Cedemos esse minilaticínio para que o público conheça de perto a higienização ideal no processo lácteo, e após essa primeira iniciativa, queremos levar para as outras feiras do Estado também”, comentou o secretário de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

O presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro de Mato Grosso, Getulio Vilela, parabenizou o Governo do Estado e explicou a importância do público conhecer o processo de ordenha, higienização e pasteurização até a chegada do consumidor final.

Getúlio acrescentou ainda que o estado ocupa o 8º lugar na produção nacional de leite e ressaltou a importância de trazer a bovinocultura de leite para o Fórum das Cadeias Produtivas. “A realização do Fórum só vem a contribuir para o pequeno produtor rural, levando informação e conhecimento de novas tecnologias”. 

A miniusina de processamento instalada na Expoagro foi visitada no primeiro dia da exposição pelo governador Pedro Taques e o ministro de agricultura, pecuária e abastecimento, Blairo Maggi.

Atualmente, Mato Grosso é o oitavo maior produtor de leite do Brasil, com amplo potencial de crescimento. A produção leiteira é assunto principal do dia 07 de julho no Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorre no espaço Espekula da Expoagro e contará com workshops e palestras sobre a cadeia da bovinocultura de leite e uma audiência pública.