Pular para o conteúdo
Voltar

Seaf apresenta programas para agricultura familiar na 52ª Expoagro

Henrique Pimenta | Seaf-MT

Stand na expoagro - Foto por: H.Pimenta
Stand na expoagro
A | A

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) representa o Governo de Mato Grosso na 52ª Expoagro, que ocorre a partir das 18h deste sábado (02.07) até o próximo domingo (10.07), no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, na Capital.

Um shoow room de equipamentos agrícolas que serão destinados para pequenos produtores de cooperativas municipais ainda neste mês de julho está no stand, que conta também com degustação de itens agroindustrializados da agricultura familiar. Há ainda espaços técnicos onde serão apresentados os programas da Seaf e as novas cartilhas como: Pró-Café, Pró-Banana, Entreposto, Economia Solidária, Pró-Pirarucu, entre outras.

“Queremos participar da maior feira agropecuária do Estado, mostrando que o Governo de Mato Grosso tem compromisso com os pequenos e a agricultura familiar. Em parceria com a Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e o Sindicato Rural, vamos apresentar à sociedade, durante esses oito dias, principalmente os programas técnicos que a Secretaria tem desenvolvido”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Novidade na Expoagro, o Governo do Estado também apoia, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), o Forúm das Cadeias Produtivas. O evento ocorrerá de 4 a 8 de julho, e contará com palestras e workshops sobre sojicultora, milhocultura, bovinocultura de corte, piscicultura, bovinocultura de leite e olericultura, para pequenos e médios produtores rurais.

A Seaf também cedeu dois resfriadores de leite para a instalação de uma miniusina de processamento de leite, que fica próximo ao curral leiteiro, para apresentação ao público.

Espaço gourmet

Em parceria com a Sedec-MT, que também possuirá um stand ao lado da Seaf e realizará todo o cadastramento do Fórum das Cadeias Produtivas, será apresentado ao público que visitar os stands o “Espaço Gourmet”, com degustação de diversos tipos de alimentos, além de itens da agricultura familiar. O stand do Governo de Mato Grosso fica em frente ao espaço Spekula e ao lado do Corpo de Bombeiros.