Pular para o conteúdo
Voltar

Técnicos da Empaer participam de capacitação em Agroecologia

ROSANA PERSONA | EMPAER MT

HPimenta
A | A
A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) realiza, no município de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), a capacitação para agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Agroecologia – Atualização e Novas Perspectivas de Atuação. O objetivo é formar multiplicadores que atuem preferencialmente nas chamadas públicas. O evento começou na segunda-feira (20.06) e conta com a participação de 25 técnicos da Empaer. O encerramento está previsto para sexta-feira (24.06). 

Durante cinco dias, os multiplicadores vão receber informações sobre os processos ecológicos em agricultura sustentável, empreendedorismo e economia solidária, certificação de produtos agropecuários, experiências e práticas agroecológicas, manejo de solos, bases políticas e científicas da agroecologia, extensão rural de base agroecológica, uma estratégia para garantir o direito e uma alimentação adequada e saudável, Sistemas Agroflorestais (Saf’s) e outros. 

A pesquisadora da Empaer, Maria Elienai Luiz Correia, explica que a capacitação consiste na introdução de novas práticas mais respeitosas ao meio ambiente, em sintonia com o desenvolvimento sustentável. A capacitação vai mostrar alternativas para produção de alimentos saudáveis, sem a utilização de agrotóxicos. “Agroecologia é uma forma racional de cultivo que preserva o meio ambiente”, destaca. 

Segundo a pesquisadora, é importante o reconhecimento das potencialidades de uso do solo, associado à biodiversidade local e a maneira como o homem do campo lida com a natureza original. O que se pretende é auxiliar os produtores rurais nas práticas agrícolas, bem como, ensino, pesquisa e a extensão rural. O evento ocorre no Centro Regional de Pesquisa e Difusão de Tecnologia da Empaer.