Vice-governador visita nova sede da Seaf e Indea

Lorena Bruschi | Vice-Governadoria

Novo prédio Seaf apresentada pelo sec. Suelme - Foto por: André Romeu
Novo prédio Seaf apresentada pelo sec. Suelme

Um prédio amplo, com estrutura adequada para atender melhor os agricultores familiares do estado e com melhores condições de trabalho para os seus servidores. Este foi o cenário encontrado pelo vice-governador Carlos Fávaro em visita ao novo prédio que abriga a Secretaria de Agricultura Familiar e Regularização Fundiária (Seaf), e o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), na tarde desta segunda-feira (13.06).

“Eu quis ver de perto o novo local de trabalho dos servidores, a infraestrutura para atendimento, e o que eu encontrei me agradou muito. Era uma determinação do governador Pedro Taques que fosse resolvido o antigo impasse de uma nova sede para a agricultura, que era necessária há quase dez anos”, comentou.

Para Suelme Fernandes, secretário de Agricultura, a visita foi importante para mostrar a qualidade do espaço escolhido em conjunto pelos gestores da Agricultura e da Defesa Agropecuária, e os servidores. Além de um pleito antigo dos funcionários, um novo prédio era uma necessidade da sociedade, pontuou.

Na ocasião, foram apresentados pelo chefe da pasta os projetos encabeçados pela secretaria como o Pró-Leite, Pró-Pirarucu, Pró-Café, e o Pró-Banana. Além disso, foram abordadas pautas que devem ser desenvolvidas de forma integrada com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), como as ações do Comitê Produzir, Conservar e Incluir (PCI), que deve acompanhar a execução das ações apresentadas na 21ª Conferência do Clima (COP 21) no ano passado.

“Uma agenda de futuro que achamos importante, é que tenhamos um pouco mais de autonomia para licitar as compras da Secretaria. Nossa unidade orçamentária pode fazer aquisição por registro de peso, e discutimos aqui a possibilidade de termos autonomia”, explica Fernandes, justificando que o volume de convênios federais é muito grande, e com uma modalidade de concorrência mais ampla, seria possível ganhar em tempo e qualidade dos produtos.

Ele adianta ainda que haverá em breve uma grande entrega de equipamentos para atender 50 municípios de todas as regiões de Mato Grosso, com um investimento na ordem de R$2,5 milhões. Entre as aquisições conveniadas, estão patrulhas mecanizadas, resfriadores de leite e tanques, todos com o objetivo de promover os arranjos produtivos rurais no interior.

Nova sede

A pasta está atendendo no novo endereço desde o dia 30 de maio na Avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), nº 1.000, no bairro Jardim Itália de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e 14h às 18h. O antigo edifício, localizado no Centro Político Administrativo será desativado e passará por uma reforma geral diante de uma avaliação da Defesa Civil que apontou problemas estruturais, insalubridade e falta de acessibilidade.