Seaf garante recurso para nova feira de Chapada dos Guimarães

Feira será coberta, com padronização das bancas, contendo higienização

Henrique Pimenta

Servidores da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), representantes da Associação de Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães e o prefeito do município, Lisu Koberstain, se reuniram na tarde desta quinta-feira (12.05) para discutir o projeto de feira fixa no município. Essa é uma ação do programa estadual de implantação e revitalização de feiras, coordenado pela Seaf-MT.

Após a reunião localizada na prefeitura municipal, os participantes vistoriaram o local onde será construída a estrutura da feira, ao lado da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e da secretaria Municipal de Agricultura, na avenida Rio da Casca. A área, que a prefeitura doou para a associação, possui 1.579 m² e de acordo com o projeto caberão 80 barracas/box e 150 feirantes.

Os projetos executivo e orçamentário são de responsabilidade da prefeitura, e segundo o secretário de Administração de Chapada, Luciano Franco, já estão prontos e serão protocolados nesta sexta-feira (13.05) na Seaf. “Consta no projeto que os boxes serão padronizados, divididos por setores e, todo o espaço será coberto, contendo banheiros feminino e masculino”, ressaltou Luciano.

Segundo o secretário de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Suelme Fernandes, esta é uma demanda antiga do pequeno produtor de Chapada e deve alavancar a economia local “Desde que os feirantes foram tirados da Praça Central eles ficaram sem lugar fixo para vender seus produtos. A Seaf irá contribuir com R$ 300.000 para a construção da feira”.

Para a presidente da Associação, Irani Lemes, esta é uma conquista dos feirantes. “Estamos lutando para conquistar nosso espaço definitivo com toda infraestrutura que nós e os clientes merecemos. Hoje temos em torno de 55 feirantes, mas depois que estivermos com todo o espaço montado, organizado, com certeza outros virão”, salientou ela.