Pular para o conteúdo
Voltar

Equipe da Seaf visita municípios do consórcio Portal da Amazônia

Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte e Matupá foram os municípios visitados pela equipe técnica da secretaria
Henrique Pimenta | Seaf-MT

Henrique Pimenta/Seaf-MT
A | A

A equipe de secretários e técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos fundiários (Seaf-MT) visitou no fim de semana cinco municípios da região Norte, verificando as necessidades e potencial da agricultura familiar. 

Os secretários da pasta Suelme Fernandes, Vanessa Queirós e Corgésio Albuquerque estiveram nos municípios de Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e no distrito de União do Norte.

Elaborada pela secretaria executiva do consórcio Portal da Amazônia, a agenda teve o objetivo de verificar in loco as potencialidades encontradas na região, para que o Estado possam realizar investimentos estratégicos na produção de limão taiti, horti-fruti, piscicultura, agroindústrias, fortalecimento de feiras livres e cooperativismo.

“Aproveitamos o alinhamento com o consórcio para realizar várias agendas positivas nas cinco cidades, porque o secretário não deve ficar só em gabinete, e ir na ponta. Me surpreendeu a produção de limão taiti e produção de pirarucu, organização das cooperativas como a CoperGuarantã e CoperNova que atua em várias cidades na bacia do leite. Técnicos da Seaf aqui presentes realizarão projetos para apoiar a região”, adiantou o secretário Suelme.

Técnicos da Empaer dos municípios visitados e o chefe de transferência de Tecnologia da Embrapa Agrosilvipastoril, Flavio Fernandes, acompanharam as agendas nos municípios, contribuindo nas discussões com o parecer técnico nos projetos a serem elaborados por servidores da Seaf.

Fernandes comentou sobre o alinhamento entre a gestão da Embrapa e Governo do Estado. “Já temos cooperação técnica com Seaf e Empaer, ano passado o Governador esteve na nossa sede em Sinop, e a Embrapa é parceira e vê com muito bons olhos a forma como este governo tem priorizado as ações que atendam os pequenos produtores”.

O secretário executivo do consórcio, H. Paiva agradeceu a presença da comitiva que veio com o intuito de desenvolver projetos técnicos. “Os pequenos produtores da região norte ficaram motivados com a presença dos secretários e equipe em localidades nunca antes visitadas por um secretário de Estado. O consórcio e a Seaf estão trabalhando de forma estratégica para gerar emprengo e renda no campo.

Na ocasião, a equipe da Seaf recebeu demandas de prefeitos e vereadores que estiveram presentes. Termos de cessão de minilaticínio para a CooperGuarantã e uma despolpadeira para a Agropac foram assinados pelo secretário Suelme Fernandes durante as agendas em União do Norte e Guarantã. Patrulhas mecanizadas e resfriadores de leite também deverão ser entregue na região até o fim do ano.

Reforma agrária

Para prestigiar o dia nacional de luta pela reforma agrária, a comitiva da Seaf esteve em Peixoto de Azevedo no Distrito de União do Norte, maior assentamento da América Latina com uma população de cerca de 12 mil habitantes, a maioria na zona rural.

Neste domingo, foi comemorado o 23º aniversário do Distrito de União do Norte, e na oportunidade foi assinado termo de cessão entre a Seaf e a Agripac de uma despolpadeira e uma farinheira, equipamentos que vão servir para agregar valor nas cadeias produtivas da fruticultura e mandioca.

“Estamos satisfeitos com a presença dos secretários da Seaf em nosso aniversário, o distrito de União do Norte é maior que muita cidade em Mato Grosso e estamos lutando pela emancipação. Os equipamentos vão nos ajudar a produzir e comercializar os produtos da associação”, comentou o presidente da Agripac, Pedrinho L.