Pular para o conteúdo
Voltar

Seaf e Secitec realizam experimentos em parceria na ETE de Poxoréu

Técnicas de criação de frango, mandioca e peixe alimentam de conhecimento os filhos de agricultures
Augusto Pereira - Secitec | Cuiabá MT

Doação de galinhas - Foto por: Augusto Pereira - Secitec
Doação de galinhas
A | A

Três projetos demonstrativos estão sendo aplicados na Escola Técnica Estadual (ETE) de Poxoréu em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf). Piscicultura, galinhas poedeiras e mandioca são os experimentos realizados por estudantes com orientação de especialistas, todos voltados às condições climáticas de Mato Grosso e com aplicabilidade à agricultura familiar.

A variedade de mandioca escolhida tem alto rendimento por área plantada e foi escolhida a partir de pesquisas nas universidades do estado. Foram levados para a ETE de Poxoréu 200 unidades de uma variedade de frango caipira voltada para a postura. Além disso a ETE vai comercializar os peixes produzidos no tanque circular de concreto que está sendo preparado para receber 1.500 tambatingas, uma espécie híbrida do tambaqui com piratininga.

A parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec) com a Seaf visa oferecer conhecimento em técnicas voltadas para a agricultura familiar, “já que muitos dos estudantes dos cursos técnicos são filhos de agricultores e podem aplicar o conhecimento melhorando a renda e a qualidade de vida no sítio da família” afirma Angela Kohl, analista da Seaf.

As refeições na ETE de Poxoréu são preparadas com a produção da própria escola, colhida e tratada pelos estudantes. Em breve esses alimentos farão parte do cardápio da escola e a meta é que os frangos se reproduzam nas propriedades dos agricultores de Poxoréu. Para isso foram distribuídas 70 fêmeas para os agricultores presentes no Dia de Campo realizado pela Escola Técnica, no último dia 18.03. A aplicação de técnicas voltadas para a agricultura familiar é uma proposta da Seaf acolhida pela Superintendência de Educação Profissional e Superior da Secitec.