Pular para o conteúdo
Voltar

Assistência técnica é debatida em conferência na segunda-feira (4)

Henrique Pimenta | Seaf-MT

A | A

Com o tema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis, o Governo de Mato Grosso realiza nos dias 4 e 5 de abril, a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (CATER). O evento será realizado em Várzea Grande, no Centro de Estudos Sindical Rural da Fetagri.

O objetivo da Conferência é definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica pública e de qualidade aos agricultores familiares de Mato Grosso, por meio do diálogo e interação entre sociedade civil, Governo e representações dos pequenos produtores, tendo como base a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER).

“A expectativa do evento é que possamos fazer a avaliação da ater no Estado e a partir daí, construir propostas que possam traduzir em melhorias a assistência técnica, e amplia- lapara os demais agricultores”, comentou o delegado federal do Ministério de Desenvolvimento Agrário em MT, Nelson Borges.

Durante as conferências territoriais de Ater no ano passado, 68 delegados foram eleitos para elencar as propostas de melhoria para a assistência técnica no Estado e após o evento que finaliza na terça, 20 delegados estaduais sendo 10 homens e 10 mulheres serão escolhidos para representa Mato Grosso na conferência nacional, prevista para ocorrer entre 31 de maio e 3 de junho de 2.016.

O secretário de Estado Agricultura familiar e Assuntos Fundiários, Suelme Fernandes, avaliou a importância desta política para Mato Grosso. “Estamos investindo e reestruturando a Empaer para que possamos universalizar a ater e atender com maior qualidade e não só quantidade os pequenos produtores que já produzem e carecem do apoio do Governo, que tem como prioridade a agricultura familiar”.

A comissão organizadora da conferência é  formada por: Federação dos Trabalhadores na Agricultura em MT; Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional em MT, Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata em MT;  Associação Mato-grossense dos Municípios, Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas de MT, Rede de Colegiados Territoriais de Mato Grosso; Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário; Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso; Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural e Superintendência da Companhia Nacional de Abastecimento em MT.

O Centro de Estudos Sindical Rural da Fetagri (Centresir) fica localizado em Várzea Grande na Avenida Frei Coimbra, s/º Jardim Ouro Branco, ao lado da fábrica Marajá. No dia 4, a conferência inicia a partir das 13h, e na terça dia 5 começa a partir das 8h. Os telefones de contato para maiores informações 65 9320-4521 ou 65 3626-2247.