Seaf divulga cotação de produtos da agricultura familiar

A cotação dos principais produtos é válida até o dia 05/04/16

Henrique Pimenta/Seaf-MT

Desde o início deste ano, Mato Grosso compõe junto a mais 20 estados brasileiros, o índice nacional de preço médio dos 48 principais produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), aderiu em janeiro ao Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjeiro (Prohort), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), Prefeitura de Cuiabá, Empaer e Ceasa-MT.

O desenvolvimento do programa serve como parâmetro aos pequenos produtores, pois com a divulgação do índice oficial do Prohort, agricultores familiares tem a informação do preço médio por quilo dos produtos para negociar a sua produção com os comerciantes.

A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira, a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento levando em conta o preço mínimo e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.

Confira a cotação de preços dos principais produtos da agricultura familiar, válida até o dia 05/04/16:

Abobrinha (KG)  R$ 2,36

Alface (DZ)   R$ 18,00

Batata   (KG)   R$ 3,60

Berinjela (KG)   R$  1,50

Beterraba (KG)   R$ 2,38

Cebola (KG)   R$  3,00

Couve  (KG)   R$ 1,00

Cenoura (KG)   R$ 4,09

Abacaxi  (UNID) R$ 4,16

Banana Nanica  (KG)   R$ 1,75

Laranja Pêra  (KG)   R$ 1,10

Limão Taiti (KG)   R$ 1,36

Maçã Nacional (KG)   R$ 2,75

Mamão Formosa (KG)   R$ 2,00

Melancia (KG)   R$  1,50

Manga (KG)   R$ 5,00

Melão Amarelo (KG)   R$ 5,41

Maracujá Azedo (KG)   R$  3,75

Repolho (KG)   R$ 2,00

Tomate (KG)   R$ 3,25

Para acessar o preço de todos os 40 produtos divulgados pela cotação nacional de preços do Prohort clique no link: http://www.ceasa.gov.br/precos.php?TIP=1&P00=PDF&P01=1&P02=1&P03=0

Esta regulação é fundamental para garantir a qualidade do preço, evitando crimes contra a economia popular e valorizando o esforço e trabalho do homem do campo.