Seaf entrega oito resfriadores de leite para Vila Bela

produção de leite é uma das principais atividades econômicas de Vila Bela, que por dia produz 35 mil litros de leite e uma média de 15 milhão de litros por ano.

Resfriadores Vila Bela - Foto por: Henrique Pimenta
Resfriadores Vila Bela

O Governo de Mato Grosso entregou oito resfriadores de leite de 2.000 litros para os pequenos produtores de Vila Bela da Santíssima Trindade, que completou 264 anos no último dia 19. A entrega realizada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), é mais uma ação do Pró-Leite, programa que tem objetivo de fortalecer a cadeia produtora de leite, desde a produção, industrialização e comercialização.

A produção de leite é uma das principais atividades econômicas de Vila Bela, que produz uma média de 15 milhão de litros por ano segundo as informações do secretário de agricultura do município, Patrik Cruz. Segundo dados do IBGE de 2014, MT produz 721,3 milhões de litros de leite por ano.

“Queremos com essa entrega modernizar os equipamentos da bacia leiteira em Vila Bela e a partir de agora irá focar na qualidade da produção, visando agregar valor na hora de comercializar os produtos lácteos”, avaliou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes.

Os oito resfriadores foram adquiridos por meio do convênio 810911/2014 firmando entre o Governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que tem como objeto a aquisição de 98 Resfriadores de leite de 1.000 e 2.000 litros e dois tanques isotérmicos, totalizando o valor de R$ 1.980.000.

“Pelo menor preço, adquirimos o convênio todo pelo valor de R$ 949.947 ou seja, economizamos nesta aquisição com equipamentos de primeira qualidade 50% do valor total e com o saldo que sobrou iremos adquirir mais equipamentos para trazer tecnologia para a bacia leiteira, fortalecendo o Pró-Leite”, comentou a secretária adjunta de administração sistêmica da Seaf, Vanessa Queirós.

O presidente da Associação dos Remanescentes Quilombolas, Adair de Moraes, agradeceu ao governador Pedro Taques pela valorização ao povo vilabelense. “Fomos uma das comunidades beneficiadas com o resfriador de leite e agradecemos de coração o apoio da Seaf para que possamos melhorar nossa produção leiteira”.

Os resfriadores entregues foram adesivados com o informe “Uso exclusivo da agricultura familiar, denuncie 162” para que não haja desvio de função na utilização do bem público, cedido para a prefeitura.

Na ocasião estiveram presentes, o governador Pedro Taques, o vice-governador Carlos Fávaro, secretários de Estado, deputados estaduais e federais e agricultores familiares de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Aniversário de Vila Bela

Além da entrega dos resfriadores de leite, a equipe técnica da Seaf, esteve em Vila Bela da Santíssima Trindade nos dias 18 e 19, realizando visitas técnicas a cooperativa de leite e pequenos produtores, além de atender o público externo no Sindicato Rural do município. Representantes da Gleba Liberdade, Formosa, Gaporé, Retiro Quilombola, secretários de agricultura da região e alguns pequenos produtores de seringa foram atendidos pelos técnicos da Seaf.