Boletim semanal - Preço médio dos produtos da agricultura familiar

O desenvolvimento do programa servirá como parâmetro aos pequenos produtores, pois com a divulgação do índice oficial do Prohort, agricultores familiares terão a informação do preço médio (kg) dos produtos para negociar a sua produção com os comerciantes.

Agricultura Familiar - Foto por: Lorena Bruschi
Agricultura Familiar

Desde o início deste ano, Mato Grosso compõe junto de mais 20 estados brasileiros, o índice nacional de preço médio dos 48 principais produtos da agricultura familiar. A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), aderiu em janeiro ao Programa de Modernização do Mercado Hortifrutigranjero (Prohort), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento em Mato Grosso (Conab-MT), Prefeitura de Cuiabá, Empaer e Ceasa-MT.

A cotação de preços do Prohort é realizada semanalmente, toda terça-feira a partir 5h, por técnicos da Seaf, Empaer e Prefeitura de Cuiabá na Central de Abastecimento levando em conta o preço mínimo e o preço máximo dos produtos encontrados nas barracas em três horários distintos durante o período matutino.

Confira a cotação de preços dos principais produtos da agricultura familiar, válida até o dia 23/02/16.

Abobrinha (KG)  R$ 2,36

Alface (DZ)   R$ 20,00

Batata   (KG)   R$ R$ 3,20

Berinjela (KG)   R$  1,83

Beterraba (KG)   R$ 2,38

Cebola (KG)   R$  3,50

Couve  (KG)   R$ 1,20

Cenoura (KG)   R$ 4,31

Abacaxi  (UNID) R$ 3,75

Banana Nanica  (KG)   R$ 1,75

Laranja Pêra  (KG)   R$ 1,15

Limão Taiti (KG)   R$ 1,36

Maçã Nacional (KG)   R$ 3,00

Mamão Formosa (KG)   R$ 2,25

Melancia (KG)   R$  1,70

Manga (KG)   R$ 4,66

Melão Amarelo (KG)   R$ 2,91

Maracujá Azedo (KG)   R$  4,16

Repolho (KG)   R$ 2,20

Tomate (KG)   R$ 4,20

Para acessar o preço de todos os 40 produtos divulgados pela cotação nacional de preços do Prohort clique no link: http://www.ceasa.gov.br/precos.php?TIP=1&P00=PDF&P01=1&P02=1&P03=0

Esta regulação é fundamental para garantir a qualidade do preço, evitando crimes contra a economia popular e valorizando o esforço e trabalho do homem do campo.