Pular para o conteúdo
Voltar

Inscrições para capacitação em Nova Xavantina seguem até hoje (15.02)

Com apoio de entidades, Seaf e Sedec capacitarão projetistas e técnicos
Maíza Prioli - Sedec MT | Cuiabá MT

Visita técnica em campo - Foto por: Henrique Pimenta - Seaf MT
Visita técnica em campo
A | A
 

Segue até hoje (15.02) as inscrições para a capacitação do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) que será realizada em Nova Xavantina nos dias 16 e 17 de fevereiro. A capacitação faz parte da rodada que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros realizam na região Leste de Mato Grosso nesta semana sobre o tema. A participação é gratuita e o interessado deverá fazer sua inscrição até o dia 15 de fevereiro pelo site www.aprosoja.com.br. Mais informações pelo (65) 3644-4215. O público-alvo são projetistas e técnicos.

 

Serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais, Sistema Plantio Direto, Fixação Biológica do Nitrogênio, Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.

 

Criado em 2010 com o objetivo de incentivar a adoção de ações na agropecuária que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), o Plano ABC disponibiliza linhas de crédito específicas para o produtor rural investir em práticas de produção mais sustentáveis. Porém, um dos maiores entraves do produtor para conseguir os recursos é a elaboração do projeto técnico.

Programação

A capacitação é realizada em dois dias, incluindo uma visita técnica a uma propriedade para a análise in loco de atividades que podem ser financiadas pelo Plano ABC. As orientações são repassadas por técnicos da Embrapa e Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa).

Segundo o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon, a capacitação vai orientar os técnicos sobre o correto procedimento para montar projetos que possam ser inseridos no Plano ABC. “Serão repassadas informações sobre como funcionam as tecnologias, todo o passo a passo para acessar os recursos e como montar o projeto”.

 

A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat,Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.

 

 

Capacitação: 

 

- Nova Xavantina: 16 e 17/02 - Período Integral – Sindicato Rural/ Fazenda Brasil