Pular para o conteúdo
Voltar

Núcleo Técnico em Mercados Institucionais

mercados institucionais
Selecione a área relacionada ao serviço

Núcleo Técnico em Mercados Institucionais



SOBRE OS MERCADOS

Os Mercados Institucionais, formados a partir da organização dos programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar, se constituem em importantes alternativas de inclusão socioprodutiva para agricultores familiares e Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs) de Mato Grosso. É uma estratégia que contribui diretamente para a ampliação das oportunidades de geração de renda para esse público, além de criar redes locais de produção e abastecimento mais sustentáveis.

Nestes Mercados, os agricultores familiares conseguem comercializar seus produtos de forma mais simplificada com as instituições públicas, dispensando toda a complexidade dos processos licitatórios e burocracia exigida nas compras governamentais. Desta forma, todos se beneficiam: os agricultores familiares que vendem mais, as instituições que compram melhor e a população que consome alimentos mais saudáveis.

Os principais programas de aquisição de alimentos da agricultura familiar em Mato Grosso são:

PNAE

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

 

PAA

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 

PEAAF

PROGRAMA ESTADUAL DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS

 

 

REFERÊNCIA TÉCNICA ESTADUAL

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF/MT) é a coordenadora das ações governamentais para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em Mato Grosso, fundamentada na construção de um modelo capaz de contribuir para a geração de renda, respeitando o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente.

Dentre as prioridades elencadas no planejamento estratégico da SEAF/MT, o eixo “Agregação de Valor e Comercialização” ganha destaque especial por desenvolver um conjunto de ações que buscam superar as dificuldades enfrentadas por agricultores familiares e PCTs em colocar seus produtos nos circuitos de comercialização (feiras, mercado institucional, mercado convencional, entre outros) em condições competitivas e justas, bem como o acesso do consumidor a produtos com qualidade. Durante o processo de construção do PLANO ESTADUAL DA AGRICULTURA FAMILIAR (PEAF/MT), evidenciou-se a necessidade de mobilizar os vários segmentos organizados da sociedade para interagirem de forma coordenada visando impulsionar a execução dos programas governamentais de aquisição de alimentos da agricultura familiar.

Foi neste contexto que a SEAF/MT publicou a PORTARIA Nº 33, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2017, criando o "Núcleo Técnico em Mercados Institucionais", polo irradiador das ações e experiências das compras diretas dos produtos da agricultura familiar. A lógica de atuação do Núcleo parte da necessidade de se organizar uma rede capaz de responder as necessidades do seu próprio território, atuando como centro articulador e organizador das ações intra e interinstitucionais de Mercados Institucionais.

 

MAIS SERVIÇOS

Gostaria de receber mais notícias sobre os Mercados Institucionais ou cadastrar editais e avisos de compras da agricultura familiar? Acesse estes e os demais serviços disponíveis no portal pelo menu abaixo ou FALE CONOSCO.

 

 

 

PAINEL DE MERCADOS

 

FERRAMENTAS DE GESTÃO

 

BIBLIOTECA