Pular para o conteúdo
Voltar

Especialista fala sobre mulheres que se tornaram líderes na geração de renda

Com o artigo intitulado “Organização Coletiva: Centro Público de Economia Solidária em Cuiabá”, Cenira Evangelista relatou o dia a dia das mulheres envolvidas no cooperativismo solidário
Naiara Martins | Seaf-MT

Cenira é servidora efetiva e atua na Coordenadoria de Associativismo e Cooperativismo da Seaf-MT - Foto por: Seaf-MT
Cenira é servidora efetiva e atua na Coordenadoria de Associativismo e Cooperativismo da Seaf-MT
A | A

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF) está representada no XI Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC), realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em São Paulo. O desempenho das atividades ligadas à Economia Solidária motivou a assistente social e analista de desenvolvimento econômico e social, Cenira Benedita Evangelista, a dissertar sobre o arranjo produtivo que reúne, em sua maioria, mulheres que se tornaram líderes na geração de economia e renda.  

Cenira é servidora efetiva, e atua na Coordenadoria de Associativismo e Cooperativismo da SEAF. Surpresa com o impacto trazido à renda das famílias organizadas sob o arranjo da economia solidária, a analista decidiu descrever sua experiencia diária no acompanhamento e incentivo à produção solidária, tipicamente familiar.

Com o artigo intitulado “Organização Coletiva: Centro Público de Economia Solidária em Cuiabá”, Cenira relatou o dia a dia das mulheres envolvidas no cooperativismo solidário, ao mesmo tempo que traçou uma análise sobre o perfil das produtoras e os elementos trazidos a partir de experiencias individuais para a formatação de soluções coletivas.

O cooperativismo solidário é um mecanismo que reúne a força produtiva e estimula a responsabilidade solidária entre os participantes, elemento chave no exercício do controle social e na gestão participativa. O cooperativismo solidário também é tido como elemento estratégico para os programas de desenvolvimento regional e combate à pobreza, exatamente pelo forte vínculo às necessidades sociais locais.

Cenira também é aluna do Curso de Gestão de Cooperativas da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), e recebeu o incentivo do coordenador do Projeto de Iniciação Científica do ICOOP - Instituto do Cooperativismo / FEPCCOP - Faculdade de Ensino e Pesquisa do Cooperativismo, Elton Castro Rodrigues dos Santos.

Os melhores trabalhos de cada área do conhecimento serão contemplados com o prêmio Dr. Milton Teixeira. Além disso, serão convidados a publicar os estudos nos periódicos: Unisanta BioScience, Unisanta Humanitas, Unisanta Law and Social Science, Unisanta Science and Technology, Unisanta Health Science e Revista Ceciliana on line.